Contatos

28 de agosto de 2013

Desprezar o próximo faz mal a si mesmo.

Pesquisa realizada pela Universidade de Rochester (Inglaterra), e publicada na revista Psychological Science, mostra que desprezar outras pessoas pode fazer mal também para o autor da prática. “Ser ignorado ou excluído machuca, porém o agente dessas ações pode sair ainda mais prejudicado”, explica Richard Ryan, co-autor da pesquisa. 

Para comprovar a afirmação, os estudiosos selecionaram um grupo de voluntários que, em salas isoladas, deveriam participar de um jogo de computador que envolvia passes de bola. Eles foram divididos em três subgrupos: o primeiro deveria isolar certo jogador, o segundo passar a bola igualmente entre os participantes e o terceiro poderia agir como achasse necessário.

"Mesmo que os participantes não estivessem frente a frente, aqueles que deveriam excluir os colegas demonstraram mau humor, raiva e mais agressividade, enquanto as vítimas sentiram-se envergonhadas", diz o pesquisador.

De acordo com Ryan, esse experimento revela um aspecto positivo da natureza humana, a partir do momento em que fazer o mal é um comportamento contrário às nossas necessidades psicológicas. "Nossos estudos mostram que as pessoas gostam de viver em sociedade e ao se depararem com ordens para desprezar o outro, elas percebem que vão contra os ideais de viver em harmonia com o grupo”, diz Ryan.
 
Fonte: Psychological Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário